Manuel Luís Goucha: "Foi horrível, a coisa mais horrorosa que me disseram"

Goucha: «Eu acho que já não gostas tanto de mim porque estou a envelhecer»
Manuel Luís Goucha apresenta novo elemento da família
Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes batem recorde de audiências
Manuel Luís Goucha tem um almoço especial com a mãe
Já conhece os animais de Manuel Luís Goucha?

O apresentador da TVI esteve em conversa com Fátima Lopes, no programa "A Tarde É Sua", a falar sobre o envelhecimento da mãe e como isso o afeta, enquanto filho e cuidador.

Durante a entrevista, Manuel Luís Goucha falou sobre aquele que deve ter sido o momento mais difícil que viveu, já que o fez aperceber-se de que a progenitora envelhecera, desconstruindo, assim, a imagem da "mulher poderosa": "Eu penso mesmo que foi, talvez, o choque maior da minha vida. [...] Eu aos 17 anos saí de casa [...] e vim viver a minha vida para Lisboa e ela ficou em Coimbra. Independentemente, de a ver regularmente, a imagem que tenho, durante décadas, é a imagem de uma mulher deslumbrante, uma força da Natureza que cuidou dos filhos sozinha, que venceu o preconceito de ser mulher separada, há 60 anos. Era a imagem que, também, me convinha. Era a imagem que me convinha, também. Porque, eu sempre disse, a minha mãe é aquilo que ela é e aquilo que eu lhe botei em cima, uma imagem poderosa."

O momento em que Manuel Luís Goucha toma consciência de que a mãe estava a envelhecer foi bastante duro para o apresentador: "A minha mãe só me teve aos 30, 31, por isso eu teria 40 e muitos e ela próxima dos 80. E a minha mãe andava em consultas, por causa dos olhos. Ela tinha, e tem, mas está controlado, degenerescência macular periférica, o que faz com que limite a visão, uma coisa que não deixa de ser impeditiva em muitas tarefas [...] Eu devo ter dito alguma coisa brusca e ela disse-me uma coisa que me deitou por terra, que foi: 'Não deves gostar tanto de mim, porque estou a envelhecer'. Foi horrível, a coisa mais horrorosa que me disseram. Porque eu ali pensei, espera, não é mais aquela mulher poderosa, que tu deixaste aos 17 anos [...] ela é frágil, insegura, ela não é a mulher poderosa que julguei, insegura e muito mal-amada... Foi a partir daí e esse processo foi muito doloroso". 

"A minha mãe teve um cancro na mama aos 90 anos e fez uma masectomia parcial", relatou o apresentador, sublinhando a resiliência de Maria de Lurdes. 

Com 95 anos, a mãe de Manuel Luís Goucha é independente, ainda que esteja 24 horas acompanhada: "Eu promovo-lhe a independência. Vive na casa onde quer estar, em Coimbra, não gosta de estar em minha casa."

Conheça as restantes declarações, nos vídeos.