Robert Redford anuncia fim de carreira como ator: "Vou dizer ‘adeus a tudo isso’"

Ana Albernaz com Lusa
Jane Fonda e Robert Redford homenageados em noite especial

O ator norte-americano Robert Redford confirmou que o filme "The old man & the gun", de David Lowery, será o último da sua carreira de ator.

Numa entrevista à revista Entertainment Weekly, Robert Redford – que no dia 18 completa 82 anos – diz que o filme, que se deverá estrear em novembro em Portugal, será o último da sua carreira de ator.

"Para mim é o fim da representação. Depois sigo para a reforma. Ando nisto desde os 21 anos. Já chega", afirma o protagonista de "Os Homens do Presidente".

As palavras do ator confirmam aquilo que já havia dito em 2016, quando, numa conversa com o neto Dylan Redford, afirmou que, terminados os projetos de "Nós, ao anoitecer" e "The old man & the gun", seria o ponto final da carreira como ator: "Quando estiverem prontos, vou dizer ‘adeus a tudo isso’ e concentrar-me na realização".

Em "The old man & the gun", Robert Redford desempenha a personagem de Forrest Tucker, um ladrão de bancos especialista em fugas da prisão, já com 60 anos no mundo do crime.

Questionado sobre se vai também por fim à carreira de realizador, Robert Redford limitou-se a referir à Entertainment Weekly: "Vamos ver".

Fundador do festival Sundance, Robert Redford venceu um Óscar de Melhor Realizador com "Gente Vulgar" (1980), tendo sido nomeado para a mesma categoria com "Quiz Show" (1994).

Sem qualquer Óscar como ator, Robert Redford – que começou a carreira de ator na década de 1960 - foi nomeado uma vez para a estatueta mais famosa de Hollywood, em 1973, pelo desempenho em "A Golpada" em que contracenou com Paul Newman.