EXCLUSIVO

Vera Fernandes: "O Natal do ano passado foi muito especial"

Vera Fernandes

A época natalícia está à porta e a locutora das manhãs da Comercial, Vera Fernandes, aceitou o desafio de responder ao quiz de Natal da Selfie. Surpreenda-se!

1. Natal é...

... provavelmente o único momento do ano em que conseguimos juntar a família toda SEM PRESSAS. Quando combinamos durante o ano, há sempre mil coisas para fazer antes e depois do almoço/jantar. Durante a semana, com o trabalho, não dá para tudo. Neste dia e meio, a única coisa que temos para fazer - antes e depois -  é conversar. A única coisa que está à nossa espera é a comida, que dá sempre para o triplo das pessoas. Querem vir este ano? :)

2. Qual é a memória mais especial que guarda do Natal?

O Natal do ano passado foi muito especial, a Francisca tinha 2 meses e fomos com ela de carro até Madrid. Ela muito pequenina, nós completamente radiantes e o espírito do Natal na casa da Abuela, que preparou tudo ao pormenor. Para mim, foi o primeiro Natal sem os meus pais e fora de Portugal. Foram muitas emoções ao mesmo tempo.

3. O que é que costuma comer na noite de Consoada e qual o doce favorito?

Normalmente, mantemos a tradição de comer o bacalhau com as couves, o polvo, a batata cozida. Não fico eufórica com as sobremesas de Natal, mas voto no tronco de Natal e no bolo Rainha.

4. Quantos presentes costuma oferecer e quantos recebe? Pensa e compra com antecedência ou é tudo à última hora? Tenta oferecer sempre presentes personalizados?

Tento não deixar tudo para a última, mas há sempre alguém inesperado que decide presentear-me à última hora e, para quem, não comprei presente. É esta pessoa que me faz entrar num centro comercial na véspera, o que me deixa sempre muito stressada. Compro presentes para a família e para alguns amigos, mas só para os mais próximos.

5.​ Para quem é o presente de Natal mais difícil/especial de escolher?

Acho sempre que o presente do meu pai é o mais difícil. Ele tem tudo e não liga muito a roupa, tornando as coisas mais difíceis.

6. Qual é o presente de Natal ideal para si?

Roupa, roupa, roupa. Viagens, viagens, viagens.

7. Costuma fazer a árvore de Natal? Sozinha ou com ajuda?

Na casa dos meus pais, montávamos a árvore todos juntos. Este ano, vamos comprar uma árvore (bem gorda) pela primeira vez e rezar para que a Francisca não se pendure nela.

8. Quem é que se costuma vestir de Pai Natal? Até quando acreditou?

Lembro-me de falar muito no Pai Natal, mas, também, de saber que eram os meus pais que compravam os presentes. Isto só mostra que as coisas foram bem feitas. Como? Não me lembro. Ultimamente, tem sido o meu pai a vestir-se de Pai Natal. Houve um ano, na casa dos meus avós, em que tive a ideia de ser eu a vestir-me e a minha sobrinha percebeu quem era em 3 segundos: "Olha, é a tia!".

9. Quando, onde com quem costuma passar o Natal?

Costumo passar o Natal com os meus pais, avós maternos e com a família do meu irmão. No ano passado, com a chegada da Francisca, mudámos os planos e fomos até Madrid passar o Natal com a família espanhola. O Fernando é natural de Madrid e a mãe dele cozinha muito bem.

10. Costuma fazer o Presépio​? Qual a sua figura favorita?

Sim, sempre! Quando comecei a morar sozinha, comprei uma árvore com 20 cm que se montava em 2 segundos e um presépio que era apenas uma peça com a Maria, o José e o Menino Jesus e que foi safando. Ainda os tenho, mas a família cresceu, e, agora, precisamos dos Reis Magos, das ovelhas, das vaquinhas, das pessoas que quiseram ver o menino Jesus, ou seja, precisamos de um presépio igual ao dos meus pais. E, já agora, do comboio que anda à volta da árvore e que, este ano, e segundo a minha previsão, vai ser destruído pela Francisca. A minha figura favorita é o Menino Jesus, claro!