EXCLUSIVO

Alexandra Borges: "O crime até pode já ter prescrito, mas a verdade não prescreve"

As mulheres que marcaram 2017
Personalidades reunem-se num almoço especial
Prémios Lux - Personalidades femininas do ano

Alexandra Borges, que venceu o Prémio Personalidade Feminina Lux 2017, na categoria Televisão (Informação), esteve à conversa com a Selfie.

"Este prémio é importante, principalmente, porque foi decidido pelos leitores, pelos telespectadores, pelas pessoas aí em casa que seguem o nosso trabalho... e, depois, porque é um prémio para o 'O Segredo dos Deuses', a série informativa da televisão portuguesa que revelou as adoções ilegais da IURD. É um trabalho que não é meu. É um trabalho de equipa, que passa pela Judite França, pelo Miguel Freitas, pelo Ricardo Ferreira, pela equipa fabulosa de grafismo, enfim... por um conjunto de pessoas que tornou possível este trabalho", sublinhou a jornalista.

Ainda a propósito de "O Segredo dos Deuses", Alexandra Borges frisou: "É um trabalho que marca, na minha opinião, o facto de este silêncio ensurdecedor trazer alguma coisa por trás que, mais dia menos dia, será descoberta - acreditem que sim - e marca uma outra questão que é as pessoas perceberem que a democracia só é saudável se estiver nas nossas mãos. Houve um movimento que foi para as ruas. As pessoas fizeram deste trabalho uma bandeira, para reclamar um conjunto de coisas, nomeadamente, uma comissão independente que investigasse o que esteve por trás dessas adoções ilegais, quem fez o quê e quem foram os responsáveis. Como eu digo sempre: 'O crime até pode já ter prescrito, mas a verdade não prescreve'."

Veja a lista completa de vencedoras dos Prémios Personalidades Femininas Lux:

Música - Carolina Deslandes

Cinema- Dalila Carmo

Teatro - Alexandra Lencastre

Televisão (Ficção) - Dina Félix da Costa

Televisão (Entretenimento) - Ana Sofia Martins

Televisão (Informação) - Alexandra Borges

Literatura - Margarida Rebelo Pinto

Artes Plásticas - Filipa Mota

Moda - Sara Sampaio

Desporto - Joana Moreira, Beatriz Carneiro e Rita Ferreira

Política - Francisca Van Dunem

Negócios - Rita Pereira

Solidariedade - Carla Oliveira