EXCLUSIVO

A receita de Mousse de Chocolate de Santiago Lagoá

Santiago Lagoá

A propósito do Dia Mundial do Chocolate, a Selfie desafiou o apresentador da TVI a partilhar connosco a sua melhor receita de Mousse de Chocolate. Experimente!

"Esta mousse de chocolate pode parecer igual a tantas outras, mas, na verdade, é única. Não porque nela exista algum ingrediente exótico escondido à espera de surpreender o teu palato ou porque seja especialmente agradável à vista. Mas sim porque, nos dias de hoje, os olhos comem muito mais do que a barriga e o seu sabor é traduzido em gostos, em vez de sinceros 'mmmmm', que, não dizendo nada, diziam tudo e inspiravam a mais uma colherada.

Esta é uma receita simples e adaptável a ti, e esta é a parte mais difícil, porque só tu sabes a que te sabia aquela mousse que comias em criança. Sim, aquela que pedias para rapar o tacho com o dedo ainda ela ia a meio. Essa sempre será a melhor de todas.

Para além dos típicos seis ovos, as quatrocentas gramas de margarina, do açúcar e do chocolate, é importante que cries todo um ambiente na cozinha. O rádio numa música ambiente, a batedeira já pronta, os tachos à mão e a colher de pau pronta orientar a orquestra. Só falta a inspiração do maestro ou maestrina.

Voltando ao chocolate, tenta lembrar-te da marca que era usada lá em casa e não inventes com coisas novas. Vamos procurar aquele saborzinho familiar, que, para mim, ajuda a manter viva a meninice, mal sinto o cheiro dos seus pedaços a derreter numa envolvente dança com margarina.

Sim, confesso, mordo sempre um pedaço, antes de tudo começar, mas digamos que é apenas uma maneira de confirmar a qualidade do produto que atesto ter-se mantido fiel à passagem dos tempos.

Altura de separar as claras das gemas com a precisão de um cirurgião. Ovo a ovo, sem pressa e com carinho, o sabor de cada pedacinho vai refletir a tua personalidade e, sobretudo, a vontade com que o fazes.

Deixa cair cada gema e a cada uma que mergulha junta uma colher de sopa rasa de açúcar. Uma a uma, sem batota. Batedeira pronta para misturar as gemas e o açúcar que o chocolate ouviu e já pede para se encontrar com elas.

Deixa repousar e coloca longe para não teres a tentação de provar e seres apanhado na cozinha com as marcas do crime no canto da boca. Bate as claras em castelo e, depois de ganharem uma consistência que te faça sentir um 'cozinhador' digno de um programa matinal, prepara-te para criar todo um encontro pleno de romantismo. Deixa que chocolate e claras se envolvam lentamente, pensa em ti como o 'Tinder' desta relação.

És tu que os juntas e os envolves sabendo que este era aquele "match" perfeito há muito procurado. Da mesma forma que no fim de tudo é preciso esfriar a cabeça também a mousse tem de ir um pouco até ao frigorífico para que esta relação se torne sólida e pronta a ser apresentada à família. Bom aproveito!"