EXCLUSIVO

Marta Andrino: "Este Natal vai ser diferente, vamos para os Açores"

Marta Andrino já entrou no espírito do Natal

Grávida de 14 semanas, a apresentadora e atriz Marta Andrino aceitou responder ao quiz de Natal da Selfie.

1. Natal é...

Lareira, pantufas, mantas e conversas em família.

2. Qual é a memória mais especial que guarda do Natal?

A espera pela meia noite para abrir os presentes, porque tiramos imensas fotografias, criamos jogos entre o jantar e o momento de rasgar o papel de embrulho. Antigamente, o tempo parecia não passar, mas essa espera ainda hoje é a parte de que mais gosto.

3. O que é que costuma comer na noite de Consoada e qual o doce favorito?

Não somos muito tradicionais. Comemos sempre o bacalhau e o peru, mas todos os anos a receita é diferente e muito contemporânea. O meu doce favorito é quadrados de chocolate, nada típico.

4. Quantos presentes costuma oferecer e quantos recebe?

Não contabilizo, nem me faz sentido. Gosto de ver a minha árvore cheia de presentes que vou distribuindo ao longo do mês de dezembro pelas várias casas. Gosto de ter um miminho para cada um, por mais simbólico que seja.

5. Pensa e compra com antecedência ou é tudo à última hora? Tenta oferecer sempre presentes personalizados?

Há presentes que consigo planear e há outros que são mais espontâneos e fico muito feliz quando encontro algo que não estava à espera e que faz todo o sentido para determinada pessoa. Mas são todos personalizados.

6.​ Para quem é o presente de Natal mais difícil/especial de escolher?

Para os meus pais, para o meu irmão, para o Frederico e, agora, para o Manuel e para o meu sobrinho, porque gosto que seja marcante.

7. Qual é o presente de Natal ideal para si?

Aquele que não estou nada à espera e que me faz falta. Adoro surpresas e coisas úteis.

8. Costuma fazer a árvore de Natal? Sozinha ou com ajuda?

Faço sempre em família, com música e todos de roda da árvore a cantar e a escolher os sítios mais adequados para decorá-la da forma mais bonita.

9. Quem é que se costuma vestir de Pai Natal? Até quando acreditou?

Acreditei até tarde, talvez até aos 8 anos, não sei, mas na minha família nunca houve essa tradição, nunca me apareceu o Pai Natal no meio da sala.

10. Quando, onde com quem costuma passar o Natal?

Sempre passei em casa, em família, todos juntos. Este Natal vai ser diferente, vamos para os Açores, também estar em família. O que significa que vou ter mais festas: antes de irmos, lá e quando voltarmos.

11. Qual é a figura favorita do Presépio?

Gosto de ver um Presépio completo, com as figuras todas, mas, talvez, a figura favorita seja a Virgem Maria, pelo lado maternal. Curiosamente, no ano passado fui eu que a fiz, em barro, para o Presépio da escola do Manuel.