Eunice Muñoz em entrevista a Fátima Lopes: "A minha vida dava um filme"

Ana Albernaz
Eunice Muñoz entrevistada por Fátima Lopes no "Conta-me Como És"
Eunice Muñoz homenageada no 90.º aniversário
Eunice Muñoz na Selfie

Nascida em 1928, no Alentejo, Eunice Muñoz celebra 90 anos de uma vida irrepetível, com uma notável carreira de 77 anos e foi a convidada no programa de Fátima Lopes "Conta-me Como És", no qual falou sobre uma vida repleta de grandes emoções, que deve aos que mais ama: "O meu brilho no olhar devo-o aos meus filhos e aos meus netos".

Assumindo ser uma mulher discreta nos afetos, Eunice Muñoz diz que houve uma exceção. "Sou discreta. Só não fui discreta com os homens por quem me apaixonei. Nessa altura, não era discreta", gracejou a atriz, que garante que os 90 anos lhe deram a possibilidade de "arrumar o passado". "Um passado que amo e tenho muito orgulho por ele", assegurou a atriz, que teve seis filhos. "Tenho oito netos e quatro bisnetos", acrescentou Eunice Muñoz.

Sobre a neta, Lídia Muñoz, também ela atriz e que vive consigo, Eunice Muñoz diz que o nome de família a tem prejudicado na sua carreira. "Ela é atriz. É ela que me vai continuar. Tem talento. Curiosamente, e ao contrário do que se pode pensar, ela não ganha nada em ser minha neta. Tem trabalhado muito como se efetivamente não fosse minha neta. É mais difícil para ela, não sei porquê", afirmou.  

De fora da entrevista não ficou a doença que a atriz enfrentou, que a fez ser operada à tiróide e a perder a voz. "Quando temos voz não reparamos, mas a voz faz tanta falta", garantiu, dizendo que, apesar dos problemas de saúde, nunca perdeu "o brilho no olhar"

"Cada vez me irrito menos e tenho uma grande alegria de viver", resumiu a atriz, que tem projetos para escrever um livro sobre a sua vida, mas que ainda não aconteceu por "ser muito mandriona e gostar muito de estar em casa".

No final, Eunice Muñoz, questionada por Fátima Lopes se a sua vida dava uma peça de teatro, garantiu que sim: "Pois dava! Podiam fazer um filme!".