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Dicas para deixar o açúcar de vez

Ana Albernaz
Dicas para deixar o açúcar de vez

O açúcar, considerado pela Organização Mundial da Saúde um dos inimigos públicos número um, é dos alimentos que devem ser excluídos da dieta diária, não só no caso daqueles que querem perder peso, mas de todos os que pretendem adotar uma alimentação saudável.

A convite da Selfie, a nutricionista Catarina Oliveira recomenda algumas opções bem mais saudáveis para quem não consegue abdicar do sabor doce na sua vida.

- Açúcar de coco

Apesar de também ser rico em calorias, é uma alternativa mais natural ao açúcar “branco” de cana, uma vez que não sofre processos de refinação. Além de ser rico em vitaminas do complexo B e alguns minerais, o açúcar de coco tem um índice glicémico mais baixo, o que quer dizer que quando consumido com moderação mantém os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando os picos de glicemia e os picos de insulina. Além disso, o açúcar e coco é considerado um dos adoçantes mais sustentáveis.

- Tâmaras

As suculentas tâmaras medjool são muito ricas nutricionalmente. São uma boa fonte de diferentes vitaminas e minerais e são uma excelente fonte de fibra, que contribui para que a absorção do açúcar (naturalmente presente nas tâmaras) seja mais lenta, evitando os picos de açúcar no sangue. Podem ser consumidas inteiras ou trituradas e utilizadas na base de tartes ou para substituir o açúcar em receitas de sobremesas, bolachas, barras de cereais, bolas energéticas, granola, papas de aveia ou até para adoçar sumos e batidos.

- Stevia

A stevia é um adoçante natural extraído de uma planta. Tem um elevado poder adoçante, cerca de 200 a 300 vezes superior ao do açúcar refinado, e distingue-se dos restantes adoçantes naturais por ser isenta de calorias. É uma excelente alternativa para quem segue uma dieta com baixo valor energético, nomeadamente para quem deseja perder peso. Além disso, é um adoçante versátil, que pode ser encontrado em vários formatos: granulado, pastilhas e líquido.

- Canela

A canela é uma excelente alternativa para substituir o açúcar adicionado, por exemplo às bebidas, como o café. Esta especiaria é rica em antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias. Por outro lado, parece que o seu consumo promove a sensação de saciedade e contribui para reduzir a vontade de comer mais doces.