Filipa Serejo: "Não abdico de uma boa gargalhada entre amigos. É o sal da vida"

A jornalista da TVI juntou-se a uma amiga, Ana Rita Bivar, e ambas criaram o "You Got a Message". As duas tiveram, ainda, a ajuda de Alexandra Jesus, também amiga da jornalista, que é autora das ilustrações deste livro.

Filipa Serejo e Ana Rita Bivar são as autoras do livro "You Got a Message". Ambas foram sempre amigas, até ao dia em que Ana Rita mudou de casa. Anos mais tarde, reencontraram-se e Filipa descobriu que a amiga estava a viver no campo. "Acho que desde sempre quis ir viver para o campo. Embora tenha nascido em Lisboa e nunca tenha tido nenhuma ligação especial ao campo, foi um sonho que sempre alimentei", refere Ana Rita Bivar.

Apesar de viverem longe, continuaram a ser o apoio uma da outra: "É aí que entra a Filipa. Ela, a caminho de casa ou no supermercado, eu a caminho da vila já com rede de telemóvel, entre interrupções constantes e interferências, entre festejos e lamentos, e, muitas vezes, cansaço, lá vamos sobrevivendo às tempestades e festejando as vitórias. Diferentes em tudo, mas com a mesma forma de levar a vida, de sorriso na cara e coração aberto", declara Ana Rita. 

A Selfie esteve à conversa com a jornalista da TVI Filipa Serejo, que nos contou como o blog "You Got a Message" passou a livro e como é esta sua amizade com alguém que vive tão longe e está, ao mesmo tempo, tão perto. 

Fale-nos um pouco da vossa história e de como as três se conheceram.

Eu e a Ana Rita Bivar morávamos no mesmo prédio, no mesmo andar. Conhecemo-nos desde miúdas, brincávamos juntas. Um dia, a Ana Rita e a família vão morar para longe. Teria eu 14 ou 15 anos, talvez mais. Como na época ainda não existiam telemóveis, perdi-lhe o rasto. Nunca mais soube nada dela. Vinte e tal anos depois, dou de caras com a Ana Rita no Facebook e, para meu espanto, descobri que morava em Trás-os-Montes e era pastora e agricultora. Fiquei para morrer! Quem diria, a Ana Rita!? Atrás do sol posto? Onde judas perdeu as Botas!? A Alexandra Jesus e eu crescemos juntas. Dividimos a infância, partilhámos a adolescência e somos Amigas com letra maiúscula. Ela sempre adorou pintar e eu sempre adorei escrever. Tinha feito um pacto com ela, ainda não sabíamos ler: “Quando crescer escrevo um livro ilustrado por ti.”E deu no que deu. Estava escrito nas nossas vidas, este “You got a Message.”

Como surgiu a ideia de passar o blog para livro?

O Blog tem um conceito muito diferente do que é habitual. Não se limita à postagem de fotografias ou de textos simples, tem uma alma, uma narrativa que fomos construíndo com o tempo. E ainda não se esgotou... Na verdade, o “You Got a Message” é um pouco o retrato das nossas vidas ou de pessoas que conhecemos, escrito de um forma simples e com humor, mas ao mesmo tempo com profundidade. Assim texto atrás de texto, ilustração atrás de ilustração, fomos somando estórias, conquistando leitores habituais e dando alma a um Blog que acabou por se tornar num projecto editorial. Meio por acaso. Um dia olhámos para o Blog e pensámos: “O You Got a Message dava um livro.” Enviámos dois ou três e-mail com uma proposta de edição, no dia seguinte tínhamos uma editora interessada em publicar. E publicámos... Ainda bem! Estamos muito contentes com o resultado final.

Quem foram as primeiras pessoas a ler o livro? Quais foram as reações?

Se te disser que a primeira pessoa a ler o livro foi a rapariga que o estava a vender no dia do lançamento acreditas? Foi ela, sim. Estava a vender e a ler enquanto atendia os convidados. Como descobri? Estava a sorrir, com o livro aberto nas mãos e quando passei por ela disse-me: “Abri o livro por curiosidade e agora não consigo parar de ler. Adoro.”

Em linhas gerais, o que podemos encontrar no livro? Que temas abordam os capítulos? 

O livro é uma lufada de ar fresco. A escrita, as ilustrações a aguarela. Sou suspeita, é óbvio... Penso que aquilo que definirá melhor o livro talvez seja a boa disposição, o humor, a ironia. Tudo isto embrulhado em Amizade, essencial, nos dias que correm.

Como é que uma jornalista se lembra de lançar um livro tão divertido?

A vida não é feita só de trabalho. Sou bem-disposta e adoro rir. Não abdico de uma boa gargalhada entre amigos. É o sal da vida.

Ainda que com algumas diferenças entre vocês, como é que se gere esta amizade?

Gerindo, simplesmente. Com verdade, respeito e muita amizade.

Relacionados